WORKSHOP

 

Oficina E-motion


com Raffaele Casuccio

 

 

 

 

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

“A Oficina tem o objetivo de fornecer ferramentas praticas para o entendimento, o desenvolvimento, e a construção de um personagem, a partir do órgão mais vital que possuímos: o corpo. O corpo já sabe, fala, é intuitivo, é criativo”.

Durante os dias da Oficina, o ator vai experimentar diferentes técnicas corporais e sensoriais, para abordar um texto, ou um personagem, trazendo verdade para sua fala e organicidade para seu corpo. Técnicas validas tanto para uma situação de teste - onde a unicidade do ator precisa ser revelada ao produtor de elenco e ao diretor, conseguindo dessa forma se diferenciar no mercado -, tanto para a construção do universo inteiro da personagem na hora da preparação para o set de filmagem.
No formato pocket, de 01 dia, o foco vai ser a preparação para um teste de elenco através da utilização de algumas dessas técnicas, além da analise de um texto, de uma simulação de teste, e de um feedback sobre o trabalho feito no dia.

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Público Alvo

> Atores e atrizes a partir de 13 anos de idade.
> Não precisa experiência anterior em teatro ou TV.

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Número máximo de participantes

> Max 25 pessoas.

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Metodologia

Técnicas corporais e exercícios sensoriais, vão se juntar ao estudo de textos fornecidos, e a simulações de testes. Uma preparação orgânica, que oferece aos participantes diferentes ferramentas aptas, tanto para um teste, quanto para a construção de uma personagem.

> Desabrochar de forma física e instintiva, elementos do inconsciente da personagem que vão ser vivenciados no corpo do ator, tornando-se conscientes e concretos, através do Circulo do Personagem. Elementos característicos revelam-se de forma lúdica e fluida, incorporando-se na construção individual do seu personagem.

> Desenvolvimento de um autoconhecimento pro-ativo para o ato de atuar. Um conjunto de exercícios sensoriais para trazer a sua unicidade e verdade em qualquer texto.

> Analise de textos e vivencia corporal deles mesmos. Isto, em conjuntos com outras técnicas, irá definir a temperatura do personagem escolhido, uma especie de vibração de fundo que serve como base estrutural para que o ator se sinta sempre seguro em cena e versátil aos pedidos de um diretor. Esse processo pode-se definir como o Kor do personagem, o centro de onde tudo sai: movimento, ação dramática, fala, o como ele anda, o como ele pensa, o como ele discute ou ama...

> Abordaremos também um trabalho extremamente potente que deve sua origem a Stanislavsky: o Animal Work.

Grandes atores como Robert De Niro, Marlon Brando, Juliette Binoche, entre tantos outros, utilizaram essa técnica para densificar sua própria atuação. Nada é mais potente, vivo e misterioso que o olhar de uma pantera, ou a sinuosidade de um cobra, ou a elegância de um gato. Descobrir o animal do seu personagem e vivenciar ele corporalmente, permite que seu personagem e sua atuação seja audaz, orgânica, intensa, misteriosa, potente e extremamente contemporânea.

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Duração

> Opção A): 04 dias consecutivos, com carga horária de 4/5 horas por dia. Total carga horária 16-20 hrs;

> Opção B): Pocket, 01 dia, com carga horária de 7/8 horas.

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Equipamento/ apoio para as aulas

> Espaço amplo para permitir exercícios corporais de no mínimo 100 m2;

> Cadeiras para todos os participantes;

> Equipamento para musica: Aparelho ou caixa de som de boa potencia com conexão via cabo e/o bluetooth;

> Refletores de luz;

> Agua, café biscoitos e frutas durante as aulas;

> Uma pessoa, local, encarregada de assistência técnica ao professor;

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Investimento para o produtor do evento

> Passagem aérea para 01 pessoa;

> Hospedagem para 4/5 dias para 01 pessoa - para 1/2 dias para a opção pocket;

> Translado por 4/5 dias para 01 pessoa - 1/2 dias para a opção pocket;

> Alimentação 04 dias para pessoa - 01 dia para a opção pocket

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Breve Curriculum de Raffaele Casuccio

Raffaele Casuccio se destaca pela versatilidade da própria arte, atuando há mais de 20 anos em Cinema, TV e Teatro como diretor de movimento, preparador corporal, coreografo e ator.

Recentemente foi diretor artístico do cabaret da Regina Duarte na novela "Tempo de amar" da emissora Rede Globo.
Na mesma emissora foi preparador corporal e diretor de movimento do elenco da série “Desalma”, 2019; Se Eu Fechar Os Olhos Agora”, 2017-2018; coreografo e diretor de movimento nas novelas "Rock Story" 2016-2017 e “Pega Pega", 2017-2018.

Sempre como diretor de movimento nas peças: "Closer", Itália, 2002; "Natale In Casa Cupiello", Itália, 2003 e no teatro brasileiro nos espetáculos "Febril"de Pedro Emanuel e "Bolo de Carne" de Iuri Krucshewsky, Rio de Janeiro 2014 e 2015.

Coreógrafo internacional, foi solista pelos mais importantes programas da televisão Italiana como o "Festival de Sanremo" e "Ciao Darwin" e protagonizou os vídeo clip: "Push the botton" (Sugababes, Londres) e "Look on the floor" (Bananarama, London). Dançou em turnê com artistas como: Pavarotti, Ricky Martin, Kylie Minogue, Gery
Halliwell, Michael Bolton, Jamelia, Holly Valance, Renato Zero , Elisa e Claudio Baglioni, entre outros.

Ator, graduado na Itália, atuou no cinema, no longa-metragem: Pelé the Birth of a legend (personagem Skoguld, dir. brothers Zimalist, 2013); SOS - Mulheres ao Mar (dir. Chris D'Amato, 2014); O Herdeiro (dir. Roberto Santucci, Rj2015); É Fada (dir. Cris D’Amado e Daniel Filho, 2016). Nas séries: O Negocio 3 e 4 (HBO, personagem Giancarlo Tardelli, 2015); Destino Rio de Janeiro (HBO brasil, personagem Salvatore, Rj 2013). Em novelas na TV Globo: Alto Astral(personagem Enzo, 2015), Flor do Caribe(personagem Marcello, 2013 ), Sangue Bom (2013), O Rebú (2014), Geração Brasil (2015).

No teatro brasileiro, em Febril (de F. Dostoievskij, direção Pedro Emanuel, Parque das ruínas, 2014 RJ); na Itália em Closer (dir de Stefania de Santis, 2012 Roma).

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________


Teaser oficina E-motion
VIDEO

Link com os depoimentos de atores que trabalharam com ele:
VIDEO

Videobook como diretor de movimento e coreógrafo: 
VIDEO