PARCEIRO PALESTRANTE

Yuri Sardenberg
Fotógrafo
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O futuro da fotografia

Carioca de nascença e cidadão do mundo por opção e condição, Yuri Sardenberg ganhou o mundo em um clique. Aliás, em muitos. A paixão pela arte de capturar e eternizar imagens e momentos veio da convivência com o avô filmmaker, que emprestava a câmera nos intervalos de seus trabalhos. Começava aí a história de amor entre Yuri e fotografia.
Os primeiros registros mostram um menininho com sete anos de idade e uma câmera Yashica pendurada no pescoço. Aos 15, o que era brincadeira de criança evoluiu para hobby e em pouco tempo se tornou coisa séria. Suas fotos de Surf, outra grande paixão, começaram a ser publicadas e em dois anos figuravam nas páginas das melhores revistas sobre o assunto no país.
Depois deste êxito, decidiu viajar para estudar e correu mais de 15 países até parar na Itália, mais precisamente em Milão, e ser apresentado ao mundo da moda. Lá, estudou história da arte e escultura, o que foi essencial pra mudar muitos de seus conceitos e trabalhou como assistente de quem, posteriormente, abriria seus olhos para o futuro do mercado de moda: o fotógrafo italiano Paolo Santambrogio. Com o mestre, o discípulo entendeu que em breve os filmes substituiriam as fotos.
De volta ao Brasil, Yuri fotografou inúmeras campanhas de moda para marcas famosas e fez direção de fotografia de alguns clipes. Dirigiu o clipe de Maria Gadú no lixão de Gramacho, filmou a campanha da Mara Mac, que pela primeira vez investiu em uma campanha de vídeo e foi o responsável pelo making of do show de Roberto Carlos, em Jerusalém, convidado pelo diretor da Rede Globo Jayme Monjardim. Assim, criou sua própria produtora, a Blackbelt Films. Em paralelo, realizou seus dois trabalhos de fotografia mais importantes: o lançamento do perfume Light and Blue, da Dolce e Gabanna e a campanha de verão da Brandy Melville, em Nova York.
Agora, Yuri iniciou um livro de fotos de modelos e atrizes em paisagens paradisíacas e há pouco tempo atrás foi o responsável por algumas das fotos mais comentadas dos últimos tempos nas redes sociais: a campanha Dói em Todos Nós, onde celebridades com o olhos roxos protestam contra a violência sofrida por participantes das manifestações que tomaram conta do Brasil este ano.
Com 27 anos, este menino prodígio tem histórias de adulto, fôlego de garoto e talento para fazer muito mais.