AGENCIADO

Rafael Cardoso
Ator
  • CURRÍCULO
  • DADOS PESSOAIS
  • VÍDEOS
  • FOTOS
Ator, atleta e empresário: conheça a trajetória de sucesso de Rafael Cardoso

Muito mais que um dos atores mais requisitados da sua geração, Rafael Cardoso pode ser considerado um exemplo de pessoa pública que consegue manter o equilíbrio perfeito entre os holofotes e a vida privada. Empreendedor e pai de família dedicado, este gaúcho de 31 anos vive seu primeiro vilão nas telas da TV Globo – o charmoso e manipulador César na trama das 18h, “Sol Nascente”.

Coincidência ou não, a vida imitou a arte no caso de Rafael: após o sucesso da novela “Império”, onde interpretou o chef de cozinha Vicente, o ator abriu um restaurante no Rio de Janeiro. Desde 2015, ao lado da jornalista Sônia Bridi, da atriz Regiane Alves e chef Pedro Siqueira, é sócio doPuro, restaurante brasileiro contemporâneo localizado no Jardim Botânico (RJ). Após o sucesso do Puro, em agosto de 2016, o ator com os mesmos sócios, investiu no Massa. A casa tem fabricação própria de pastas, pães, molhos e recheios.

Um dos destaques das duas casas é a valorização de produtores locais, responsáveis pelo abastecimento da cozinha com produtos frescos. O que combina perfeitamente com o estilo de vida do ator, que é adepto da alimentação orgânica. Inclusive, tem sua própria plantação em casa– que fornece alguns ingredientes fresquinhos para a família.

Agora que adquiriu um terreno em Guaratiba poderá cultivar orgânicos em maior escala, abastecendo não somente seus próprios estabelecimentos, como também outras casas. Não é à toa que até a pequena Aurora, sua filha com Mariana Bridi, adora frutas, verduras, legumes e mantém uma dieta natural e saudável. Cozinheiro de mão cheia, ele é quem prepara a maioria das refeições para a família. Com todo este engajamento, Rafael Cardoso deve lançar, em breve, uma marca de sucos integral.

Mesmo com a agenda apertada, ele ainda arruma tempo para se dedicar aos esportes. Mas engana-se quem pensa que o ator é daqueles que se contenta com um simples bate-bola com os amigos na praia aos finais de semana. Sua paixão pelos esportes começou cedo: Rafael jogou futebol nas categorias de base do Grêmio e futsal no Internacional, quando ainda era criança. Atualmente, integra a Seleção Brasileira de Artistas, que já ganhou duas vezes o Campeonato Mundial de Futebol dos Artistas.

Pouca gente sabe, mas o intérprete do vilão César de “Sol Nascente” já participou de duas Meias Maratonas e, sempre que possível, complementa os treinos com surf e bike. Há cinco anos, descobriu o kart e, em 2013, competiu no campeonato Serrano do Rio de Janeiro e no Estadual de Guapimirim, ficando em segundo lugar. Em 2014, participou do campeonato dos artistas e foi campeão nas duas provas que disputou.

Trajetória de sucesso

Gaúcho de Porto Alegre, Rafael Cardoso começou a carreira de ator aos 16 anos com pequenas participações na RBS TV, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul. Já na capital carioca, participou de peças teatrais e estreou em rede nacional em 2008, na novela “Beleza Pura”. Desde então, assumiu papéis de destaque no cinema e na TV, como Thomásno longa “Do Começo ao Fim” (2009), Rodrigo Macedo em “A Vida da Gente” (2011)e Felipe em “Além do Tempo” (2015). Vicente, ochef que fez sucesso na novela “Império” (2014), rendeu a indicação ao Prêmio Contigo! de TV. Com César em “Sol Nascente”, coleciona 12 papéis na TV Globo e cinco indicações a prêmios de Melhor Ator.

Rafael Cardoso também atuou, com destaque, nas tramas “Lado a Lado” (2011) - com o vilão Albertinho Assunção - e “Joia Rara” (2013) - com o mocinho Viktor Kauser. As duas produções foram vencedoras do 41º e 42º Emmy Internacional, respectivamente, considerado o Oscar da TV Mundial, como melhor telenovela.Seu último trabalho no cinema foi o filme “Os Senhores da Guerra” (2015), do diretor Tabajaras Ruas, inspirado na obra homônima de José Antônio Severo.

Em “Sol Nascente”, atual novela das 18h da TV Globo, vive César, um vilão manipulador que se aproxima de Alice (Giovanna Antonelli) com o objetivo de abocanhar a empresa do pai da jovem, a Arraial Pescados. Após voltar do Japão, onde se conheceram quando cursavam Administração na Universidade de Yokohama, César se instala em Arraial Nascente para se aproximar da família de Alice e colocar seu plano em prática. A trama é escrita por Walther Negrão, Suzana Pires e Júlio Fischer, com direção geral de Leonardo Nogueira e Marcelo Travesso, e direção artística de Leonardo Nogueira.

Linha do tempo

Na TV:

2016 -“Sol Nascente”, de Walther Negrão, Suzana Pires e Júlio Fischer, com direção geral de Leonardo Nogueira e Marcelo Travesso – TV Globo, Brasil.
2015 – “Além do Tempo”, de Elizabeth Jhin e dirigida por Rogério Gomes – TV Globo, Brasil.
2014 – “Império” de Agnaldo Silva e dirigida por Rogério Gomes – TV Globo, Brasil.
2013 – “Joia Rara” de Duca Rachid e Thelma Guedes dirigida por Amora Mautner – TV Globo, Brasil.
2013 – “O Tempo e o Vento” de Leticia Wierzchowski e Tabajara Ruas dirigida por Jaime Monjardim – TV Globo, Brasil.
2012 – “Lado a Lado” de João Ximenes Braga e Cláudia Lage dirigida por Dennis Carvalho – TV Globo, Brasil.
2011 – “A Vida da Gente” de Lícia Manzo e Marcos Bernstein dirigida por Jayme Monjardim – TV Globo, Brasil.
2010 – “Ti TiTi” de Maria Adelaide Amaral dirigida por Jorge Fernando – TV Globo, Brasil.
2009 – “Cinquentinha” de Agnaldo Silva e Maria Elisa Berredo dirigida por Wolf Maia – TV Globo, Brasil.
2008 – “Beleza Pura” de Andréa Maltarolli dirigida por Rogério Gomes – TV Globo, Brasil.
2007 – “Pé na Porta” de Roberto Oliveira

No cinema:

2009 – Do começo ao fim, de Aluízio Abranches.
2014 – Olhar de Nise, de Jorge Oliveira e Pedro Zoca
2015 – Os Senhores da Guerra”, do diretor Tabajaras Ruas


NOME COMPLETO: Rafael Cardoso

 

LOCAL DE NASC.: Porto Alegre - RS

 

DATA DE NASC.: 17/11/1985

 

ALTURA: 1,78

 

PESO: 70

 

SAPATOS: 40

 

OLHOS: Verdes

 

CABELOS: Castanhos

 

MANEQUIM: 40

 

CAMISA: M